A cor dos olhos do meu filho vai mudar?
Cor dos olhos em recém nascidos.
A cor dos nossos olhos é determinada pela quantidade de melanina (um pigmento marrom escuro) que está presente na nossa íris. Até o momento, três genes responsáveis pela quantidade de melanina que será depositada nos nossos olhos já foram identificados, com o estudo destes genes podemos calcular a chance das crianças nascerem com determinada cor de olho. Certamente existem outros genes, talvez de menor importância, que também influem na cor dos nossos olhos, por este motivo a estimativa da cor dos olhos em crianças não é 100% precisa, pais com olhos claros podem ter filhos com olhos escuros, apesar de ser incomum.
Em recém nascidos a melanina ainda não foi totalmente depositada na íris, isto explica o fato de muitas crianças nascerem com os olhos azuis e depois com o passar de alguns meses se tornarem castanhos. Vale lembrar que os olhos são azuis ou verdes devido a forma como a luz incide na íris e na melanina, os humanos não tem pigmentos azuis ou verdes nos olhos. Na maioria dos casos até um ano a cor dos olhos já está determinada.
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não
interfere tanto na cor da íris. Se alguns pontos castanhos forem identificados é provável que os olhos escureçam após alguns meses.
O link (http://museum.thetech.org/ugenetics/eyeCalc/eyecalculator.html) apresenta uma forma bastante simples e interessante de estimar a cor dos olhos de quem ainda não nasceu.
- Compartilhe no facebook
- Compartilhe no twitter
- Compartilhe no google+
- Compartilhe por e-mail