Distúrbios Oculares | Catarata
O cristalino é uma lente natural que temos dentro de nossos olhos. Sua função principal é permitir o foco das imagens na retina. A perda da transparência desta lente é denominada catarata.
As pessoas com catarata, notam uma perda progressiva na nitidez da imagem, as cores perdem o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes se queixarem de sensibilidade aumentada à luz (farol dos carros por exemplo). No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e reduzir a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo geralmente se dá de forma progressiva e pode atingir os dois olhos.
A catarata está geralmente relacionada à idade, porém alguns fatores de risco como trauma ocular, doenças infecciosas, doenças reumatológicas, diabetes e uso de algumas medicações como os corticóides, por exemplo, podem acelerar o desenvolvimento da doença.
O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino opacificado. Atualmente a cirurgia é realizada com o auxilio de um aparelho que “quebra” o cristalino em pequenos fragmentos que são aspirados por uma sonda de menos de 2,4mm de diâmetro. Por esta pequena incisão é implantada uma lente que irá realizar a função do cristalino. Esta técnica, com uma pequena incisão, torna a cirurgia mais rápida, segura e facilita muito a vida do paciente após a cirurgia. Desde 2014 contamos com o laser de Femtossegundo para a cirurgia de catarata, este laser faz as incisões mais precisas e auxilia na “quebra”do cristalino.
Durante a consulta pré operatória serão apresentadas as lentes intra oculares que poderão ser utilizadas. Trabalhamos apenas com os principais e mais reconhecidos fornecedores (Novartis, Abbott e Zeiss) o que assegura muito mais segurança e previsibilidade ao procedimento. Ainda assim, o paciente poderá optar por alguns tipos de lentes, que além reverter a perde de nitidez causada pela catarata tem as seguintes características:
- lente monofocal: esta lente visa deixar o paciente com visão nítida para longe, corrige miopia e hipermetropia. Neste caso será prescrito um óculos para leitura após a cirurgia.
- lente tórica: assim como a monofocal, corrige miopia ou hipermetropia, porém com a vantagem de corrigir o astigmatismo também.
- lente multifocal e multifocal tórica: essas lentes podem corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia e também a presbiopia. Dessa forma o paciente será muito menos dependente dos óculos após a cirurgia. Existem vários tipos de lentes multifocais, durante a consulta pré-operatória iremos escolher a lente que melhor se adapta ao estilo de vida de quem será operado.
O procedimento é realizado em poucos minutos, com uma leve sedação para que o paciente fique tranqüilo e possa retornar para sua casa imediatamente. Em raros casos (pacientes com necessidades especiais) podemos realizar a cirurgia com anestesia geral.
Apesar de ser uma cirurgia rápida e pouco invasiva, preferimos operar em hospitais de grande credibilidade como Sírio Libanês, Albert Einstein e Hospital Santa Cruz, instituições que seguem rigorosamente os protocolos internacionais para minimizar os riscos e passam por auditorias externas periódicas.
O Dr. Francisco Penteado Crestana tem ampla experiência no procedimento, tendo realizado mais de quatro mil cirurgias em pacientes do consultório, do Hospital das Clínicas ou em hospitais estaduais.
É médico assistente do Hospital das Clínicas da USP, onde exerce atividades cirurgicas e de ensino e pesquisa.
É membro da ASCRS(American Society of Cataract and Refractive Surgery) e da ESCRS (European Society of Cataract and Refractive Surgery).
- Compartilhe no facebook
- Compartilhe no twitter
- Compartilhe no google+
- Compartilhe por e-mail