Toda criança precisa ser levada ao oftalmologista?

Sim.

Assim como os demais órgãos do corpo, os olhos crescem e mudam rapidamente durante os primeiros anos de vida. Nessa fase as vias neurológicas responsáveis pela visão se desenvolvem e aprendemos a enxergar com nitidez, usando os dois olhos simultaneamente.

O exame ocular permite avaliar se tudo isso está ocorrendo normalmente, e deve ser realizado de rotina, já que a criança não se queixa de alterações visuais. Isso possibilitará que qualquer alteração ou doença visual possa ser detectada e tratada o mais cedo possível, antes que haja comprometimento da visão.

Estima-se que 5 a 10 por cento das crianças ate 5 anos apresentam algum tipo de alteração visual. Já em idade escolar, o numero de crianças com problemas visuais sobe para 20 a 25 por cento dos alunos. * A identificação precoce destes problemas pode ser crucial, já que as crianças normalmente respondem melhor ao tratamento quando o diagnostico e feito mais cedo.

De acordo com a American Optometric Association (AOA), as crianças devem ser examinadas ainda na maternidade, depois novamente aos 6 meses, então aos 3 anos de idade e, entre a pré-escola e o primeiro ano do ensino fundamental ( 5 a 6 anos), um novo exame e recomendado. Em idade escolar, os olhos podem ser avaliados a cada 2 anos, se a criança não necessitar de correção óptica. Se a criança usar óculos ou outros tipos de lentes, então o exame deve ser anual ou seguir recomendação médica individual.