Urgências Oftalmológicas

Você pode fazer a diferença!

Acidentes envolvendo os olhos são muito mais frequentes do se imagina. Em algumas situações, decisões corretas tomadas na hora certa podem fazer a diferença na recuperação visual.
Abaixo estão algumas situações que merecem a nossa atenção:

Queimadura ocular por produtos químicos:
Nestes casos é muito importante lavar os olhos com soro fisiológico (ou água) em abundância o mais rápido possível. Quando o acidente ocorre com produtos alcalinos, como soda caustica, cada minuto perdido antes de lavar os olhos pode significar muito! Após a lavagem dos olhos um oftalmologista deve ser contatado.
Traumas perfurante ocular ou palpebral.
Quando ocorre uma lesão perfuro cortante nos olhos ou nas pálpebras deve-se tomar todo cuidado ao manipular os olhos. Se houver a menor suspeita de perfuração ocular o olho deve ser ocluido (sem pressão) e encaminhado para um serviço de urgência. Nestes casos é contra-indicado lavar os olhos ou tentar abrir as pálpebras, isso pode agravar o trauma ocular.
Corpo estranho ocular
O corpo estranho ocular é uma das causas mais comuns de procura por serviços de urgência em oftalmologia. Também conhecido por “cisco” o corpo estranho pode se alojar na córnea ou entre a pálpebra superior e o olho. Em ambos os casos há um importante desconforto ocular e nota-se algo “raspar os olhos”. Deve-se procurar um serviço de oftalmologia no mesmo dia!
Desepitelização de córnea
A córnea é uma estrutura transparente situada na porção anterior dos nossos olhos, ela atua como uma potente lente convergente para que a imagem que enxergamos seja focada na retina. Para proteger essa estrutura tão nobre, temos as pápebras, os cílios, os ossos da órbita e uma enorme quantidade de nervos sensitivos situados logo abaixo do epitélio corneano (camada de células que reveste a córnea). Quando ocorre alguma lesão no epitélio da córnea, como um “arranhão”, os nervos ficam expostos e causam muita dor. Nos casos de desepitelização corneana um oftalmologista deve ser sempre consultado para afastar outras patologias e a oclusão do olho afetado por um ou dois dias costuma resolver o problema.
Glaucoma Agudo
O glaucoma agudo ocorre quando, de uma forma súbita, o líquido produzido dentro do olho (humor aquoso) não consegue sair. Isso causa um importante aumento da pressão do olho com dor intensa, lacrimejamento, redução da acuidade visual e hiperemia ocular (olho vermelho). Nesses caso o diagnóstico precoce e o tratamento evitam possíveis danos irreversíveis ao olho e a acuidade visual. Em exames de rotina, o oftalmologista pode identificar olhos com predisposição para desenvolver esse tipo de glaucoma e indicar um procedimento preventivo chamado iridotomia. Após a iridotomia a chance de desenvulvero o glaucoma agudo é quase zero.