Cirurgias | Cirurgia de Catarata

tratamento-cirurgia-catarata

O cristalino é uma lente natural que temos dentro de nossos olhos. Sua função principal é permitir o foco das imagens na retina. A perda da transparência desta lente é denominada catarata.

As pessoas com catarata, notam uma perda progressiva na nitidez da imagem. As cores perdem o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes se queixarem de sensibilidade aumentada à luz. No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e reduzir a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo geralmente se dá de forma progressiva e pode atingir os dois olhos.

A catarata está geralmente relacionada à idade, porém alguns fatores de risco como trauma ocular, doenças infecciosas, doenças reumatológicas, diabetes e uso de algumas medicações como os corticóides podem acelerar o desenvolvimento da doença.

O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino opacificado. Atualmente a cirurgia é realizada com o auxilio de um aparelho que “quebra” o cristalino em pequenos fragmentos que são aspirados por uma sonda de menos de 2,4mm de diâmetro. Por esta pequena incisão é implantada uma lente que irá realizar a função do cristalino. Esta técnica, chamada Facoemulsificação, é realizado com uma pequena incisão e torna a cirurgia mais rápida e segura. Atualmente podemos realizar essa cirurgia com o auxílio do Laser de Famtossegundo, que torna a cirurgia ainda mias previsível e precisa.

Assim como as lentes dos óculos, existem muitas opções de lentes intra oculares. Atualmente usamos lentes que podem ser implantadas pela incisão de 2,4mm e podem ser Multifocais (para deixar o paciente menos dependente de óculos de leitura, Tóricas (ideal para pacientes com astigmatismo) e Asféricas (melhoram a acuidade visual em condições de pouca luminosidade). Além disso sempre optamos por lentes com proteção UVA e UVB que auxiliam na proteção das estruturas intraoculares.

O procedimento é realizado em poucos minutos, com uma leve sedação para que o paciente fique totalmente tranqüilo e possa retornar para sua casa imediatamente.

Apesar de ser uma cirurgia rápida e pouco invasiva, preferimos operar em hospitais de grande credibilidade como Sírio Libanês, Albert Einstein e Hospital Santa Cruz, instituições que seguem rigorosamente os protocolos internacionais para minimizar os riscos e passam por auditorias externas periódicas.

O Dr. Francisco Penteado Crestana tem ampla experiência no procedimento, tendo realizado mais de quatro mil cirurgias em pacientes do consultório, do Hospital das Clínicas ou em hospitais estaduais.

É médico assistente do Hospital das Clínicas da USP, onde exerce atividades cirurgicas e de ensino e pesquisa.

É membro da ASCRS(American Society of Cataract and Refractive Surgery) e da ESCRS (European Society of Cataract and Refractive Surgery).