Os olhos e a visão da criança
O que é normal e o que merece atenção especial.
Você já testou a visão dos seus filhos?
Já parou para observar se os olhos deles estão perfeitamente alinhados?
Já reparou nos reflexos dos olhos que aparecem nas fotos?
Seu filho já se queixou de dor de cabeça ao voltar da escola?
Se a resposta foi positiva, algumas dúvidas devem ter aparecido.
As crianças pequenas têm a visão bem diferente da do adulto. Como outras funções do organismo, o desenvolvimento visual ocorre progressivamente e apresenta fases normais de acordo com cada idade. O mesmo acontece com o alinhamento dos olhos. Ao nascer, muitas crianças apresentam, em certas ocasiões, um desvio ocular transitório e discreto, que pode ser normal. Outras podem parecer estrábicas por uma impressão não verdadeira. É o chamado falso estrabismo, que assusta muitos pais.
Outra questão que gera confusão é o reflexo dos olhos nas fotografias tiradas com flash. Ao fotografar seu filho, os reflexos vermelhos que algumas vezes aparecem no centro da pupila devem ser vermelho-alaranjados e simétricos, refletindo uma retina normal. Se esse reflexo for estranho em um dos olhos ou houver grande diferença entre a imagem refletida nos dois, pode ser um sinal de alteração no fundo do olho.
Essas e outras dúvidas, relativas aos olhos das crianças, devem ser esclarecidas por um profissional competente, evitando assim arrependimentos futuros.
Para saber mais sobre dor de cabeça, clique em DOR DE CABECA E OUTRAS QUEIXAS COMUNS.
- Compartilhe no facebook
- Compartilhe no twitter
- Compartilhe no google+
- Compartilhe por e-mail