Exames | Campo Visual

campo visualGeralmente quando falamos de acuidade visual, estamos nos referindo a acuidade central, aquela que avaliamos quando os pacientes leem as “letrinhas”projetadas na parede. Este método é muito útil, mas não nos informa muito sobre a visão periférica.

Algumas doenças como o Glaucoma, retinopatias e doenças neurológicas  podem não afetar a acuidade visual central mas causam grandes alterações de campo visual, que muitas vezes comprometem  a capacidade de locomoção e de leitura.

O exame de campo visual nos mostra a capacidade de enxergar nas regiões periféricas e pode ser usado para diagnóstico e para seguimento de doenças oftalmologicas.

No glaucoma, por exemplo, o campo visual pode ser deteriorar progressivamente durante meses ou anos se a pressão intra ocular não for controlada. Por este motivo realizamos este exame entre duas a seis vezes por ano para ter certeza que a nossa abordagem a doença, como colírios ou  cirurgia está adequada. Um paciente com glaucoma bem controlado deve ter um campo visual estável, sem progressão.

Ao lado temos um campo visual normal (figura 1) onde o gráfido de tons de cinza (a direita em cima) não apresenta alterações e um exame de um paciente com glaucoma avançado onde vemos uma área escura que representa a regiõa do campo visual em que o paciente não enxerga.

Na Clínica Paulista de Saúde ocular temos o aparelho Zeiss-Humprey 745i (o mais usado para pesquisa de glaucoma em todo o mundo).

exame-campo-visual-2
campo visual