Distúrbios Oculares | Glaucoma

glaucomaO glaucoma é uma doença em que ocorre uma lesão do nervo óptico de forma progressiva e que se não for tratada corretamente pode causar redução do campo visual e em casos mais graves cegueira.

O principal fator de risco para o glaucoma é o aumento da pressão intra ocular (PIO), que pode ocorrer de forma secundária à várias condições oculares, mas na grande maioria das vezes ocorre sem causa definida.

Como na maioria das vezes o glaucoma ocorre em pessoas com mais de 40 anos, a partir desta idade já está indicada a prevenção, que é realizada em todas as consultas oftalmológicas nesta faixa etária.

Os pacientes com glaucoma podem ser tratados com colírios, que se utilizados da forma correta controlam a pressão intra-ocular e impedem a redução do campo visual.

A grande dificuldade desta doença está no diagnóstico! Como na maioria dos casos o paciente só percebe o problema após uma grande redução de campo visual, o diagnóstico precoce depende das consultas de rotina.

Quem tem glaucoma deve utilizar os colírios de forma correta e principalmente entender que os cuidados com a pressão intra ocular são para o resto da vida.

Vários exames nos auxiliam no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma:

• campo visual: é útil tanto para identificar a redução do campo visual como para acompanhar a evolução da doença.
  • fotografia do nervo óptico: com a evolução do glaucoma o nervo assume algumas características típicas, que progridem se a pressão intra ocular não for controlada. A fotografia é muito útil para documentar esta progressão.
  • Tomografia de coerência óptica (OCT): este exame é utilizado para analisar as fibras nervosas que saem do nervo, é útil tanto para o diagnóstico como para o acompanhamento da doença.
  • Curva tensional diária: sabemos que a pressão intra ocular oscila durante o dia e em pacientes com glaucoma esta oscilação é ainda maior. Realizamos a curva tensional para tentar identificar a maior pressão ocular durante o dia.